BENEFÍCIOS DO RPG
Role-playing game, também conhecido como RPG ("jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Role-playing game, também conhecido como RPG ("jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.
Benefícios do RPG
1 – RPGs estimulam o convívio social: é jogado em grupo. Periodicamente, criando assim um compromisso com o RPG e um laço de união entre os jogadores, que acabam se tornando amigos.
2 – Fortalecem as noções de trabalho em equipe: os jogadores colaboram entre si pra alcançar os objetivos da história, então eles devem planejar estratégias, debater opiniões e tomar decisões em conjunto.
3 – Aprimoram a comunicação interpessoal: interpretamos os personagens através da fala, da expressão e do modo de agir, como os personagens são diferentes da gente expandimos as possibilidades da própria expressão pessoal.
4 – Desenvolvem a empatia do jogador: durante a trama, um personagem passa por diversas situações que lhe afetam emocional e psicologicamente: é ferido, perde amigos e entes queridos, ganha amigos, recompensas, etc. Ao interpretar essas reações, o jogador desenvolve sua empatia e sua capacidade de compreender os sentimentos alheios.
5 – Agilizam o raciocínio: lutas, esquivas, fugas, armadilhas e enigmas são apenas alguns exemplos de desafios que fazem parte do roteiro dos RPGs. Criar soluções para problemas de forma rápida é um verdadeiro exercício de raciocínio lógico.
6 – Incentivam a criatividade: todo o enredo do jogo se passa no imaginário dos participantes. Utilizamos imagens como padrão, mas cada jogador acaba criando uma visão das situações a partir da própria imaginação.
7 – Estimulam ambos os hemisférios do cérebro simultaneamente: ao estimular tanto o raciocínio lógico do jogador quanto sua imaginação, o RPG propicia ao jogador benefícios semelhantes aos da leitura de um livro, que desenvolve simultaneamente ambos os hemisférios do cérebro (direito e esquerdo).
8 – Enriquecem o conhecimento: é necessário leitura dos livros, que contem desde a regras matemáticas a situações históricas já ocorridas. O mundo de D&D vive suas histórias na era medieval que é baseada na Idade Média, fazendo os jogadores se familiarizarem com vestimentas, alimentação e costumes da época, etc...
9 – Desestimulam a violência: ao contrário do que é noticiado, RPGs não exigem contato físico. Todas as lutas, ações, esquivas e ferimentos ocorrem na imaginação dos jogadores, e não na realidade. Até mesmo uma simples queda de braço entre personagens deve ocorrer de acordo com as regras do jogo e testes propostos pelo mestre, e não por um desafio real entre os jogadores. Logo, jogadores que por acaso utilizem agressões físicas em sessões de RPG estão subvertendo o conceito original do jogo.
10 – Suas estatísticas são favoráveis: no Brasil, cerca de 7 a 10 torcedores morrem todo ano em brigas de torcida de futebol, além de centenas ficarem feridos. Anualmente, cerca de 120 pessoas viciadas em jogos de apostas entram em tratamento no Hospital das Clínicas em São Paulo. Por enquanto não se tem notícias de mortes ou atos de violência realmente comprovados entre os jogadores de RPGs. Tampouco de RPGistas que passaram por alterações de comportamento e períodos de agressividade contra amigos e parentes. O RPG é um jogo pacífico que prega a colaboração e o espírito de equipe entre seus jogadores. Portanto, não julgue um livro pela sua capa assustadora. Seu conteúdo prega valores inestimáveis à construção do caráter de um indivíduo.
OFICINA DE RPG E MÚSICA
Promovida pelo Grupo Prosa Boa e Arte e Fundação Cultural, com apoio da Prefeitura Municipal e da Associação de Capoeira de Sacramento, aconteceu no sábado, dia 04 de fevereiro, a oficina de RPG, organizada pelos grupos da Igara e do Thiago (Boi) com um excelente público, principalmente de jovens. Após muita música animou à todos, fazendo da noite de sábado um programa de aprendizado e diversão com muita responsabilidade e saúde.Em breve postaremos mais informações sobre o RPG.
Fotos: Virgínia Dolabela
PROSA BOA E ARTE
Formado por jovens com a coordenação do sociólogo Júlio César Pereira e da gestora cultural Virgínia Dolabela, o grupo Prosa Boa e Arte desenvolve atividades diversas como: artes, música, RPG, filosofia e outras.
Conheça um pouco da história do Prosa Boa e Arte!
No dia 01 de dezembro realizou o 4º. Sarau em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, com apresentações musicais, leituras de poesias, exposição de trabalhos dos jovens artistas e poetas do grupo.