PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO

PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO – notas históricas

A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e Navegação em 5 de março de 1888 abre o tráfego da linha entre Franca (SP) e a Estação Jaguara (MG), estendendo-o em 23 de abril de 1889 até Uberaba, quando a Estação Sacramento, conhecida atualmente como Cipó, foi inaugurada. Os conjuntos de edificações sofreram vários acréscimos principalmente nas primeiras três décadas do século XX.
Várias pontes foram necessárias, sendo a principal a construída sobre o Rio Grande, todas estruturadas com pilares em pedras e vigas metálicas. Todas as superestruturas metálicas das pontes foram fabricadas na fábrica de Keystone Bridge & Comp., de Pittsburg – USA, com vigas em sistema Prott ou de alma cheia.
O trecho foi desativado parcialmente em 1970, após a construção da UHE Jaguara e definitivamente em 1975, quando já pertencia a FEPASA. As estruturas, construções e o leito estão em sua maior parte sem uso, em processo continuo de depreciação.

A E.F. Goyaz ligando a capital Belo Horizonte ao oeste do estado, atravessa o Rio Araguari em 1927, pela ponte Raul Soares, hoje ainda em uso através da concessão a Ferrovia Centro Atlântica (FCA).




















Fotografias: VIRGÍNIA DOLABELA -acervo FCT/CONDEPAC