terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Folia de Reis

Apresentação de Folia de Reis no Presépio - Praça da Matriz - dezembro 2011 

     A devoção aos santos reis se desenvolveu de um breve relato contido na Bíblia, em que o evangelista Mateus conta a saga de enigmáticos personagens que vieram do Oriente até Jerusalém visitar Jesus, ainda recém nascido. Neste texto mítico, porém não aparecem seus nomes, sua quantidade ou descrição física, sendo estes elementos construídos ao longo do tempo, através de relatos orais e da propagação de textos apócrifos. Considerados os primeiros a revelar a divindade do Cristo para o mundo, a devoção aos santos reis existe desde o cristianismo primitivo, mas se tornou oficial no século IV, quando foi determinado o dia 25 de dezembro como data simbólica para comemorar o nascimento de Jesus Cristo, e o dia 6 de janeiro para celebrar a visita dos três reis magos. Diversas imagens, pinturas e mosaicos retratam esses misteriosos personagens, mas foram os presépios que popularizaram a cena da visitação dos reis magos, a princípio na Europa Medieval, e depois ao redor do mundo. Foi também no medievo ibérico que as festividades da Natividade, conhecidas como Janereira ou Reisado, tiveram início, Na ocasião, um grupo formado por músicos, cantores e dançadores ia de porta em porta anunciar a chegada do Messias, homenagear os Três Reis Magos e fazer louvações aos donos da casa, que, em troca, ofereciam alimentos e dinheiro.


Apresentação de Folia de Reis no Presépio - Praça da Matriz - dezembro 2011 

      No Brasil, desde o início da colonização, a devoção aos Santos Reis Magos está presente, como indica a construção do Forte dos Reis Magos em Natal, em 1598. Desde o século XVI, a Folia, como a música e os autos teatrais, foi usada pelos jesuítas para catequese dos índios e, com a consolidação da colonização, esses rituais disseminaram-se por todo o país. Hoje em dia, a festividade está presente em Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Nordeste. A forma de manifestação e os seus personagens variam dependendo da região em que a festa é realizada, porém, de modo geral, os grupos acompanham uma bandeira, estandarte da Folia, seguida por um conjunto de músicos que narram, por intermédio de cantos, a história do nascimento de Jesus.
      A região de Sacramento foi colonizada no século XVIII, com grande vocação rural, através inicialmente da mineração e logo após, com a agropecuária. Neste contexto a Folia de Reis foi trazida e se tem relatos da manifestação no século XIX em algumas comunidades, permanecendo até hoje, como o caso dos Pinheiros e Desemboque.
    Com o êxodo rural, as Folias de Reis se transformam e se adaptam a zona rural, sem perder as suas características de formação, música e canto.
      Os encontros de Folia de Reis se iniciam em 1983, inicialmente em âmbito municipal e a partir de 1988, é ampliado passando a ser regional. Em 2011 foi realizado o XXIII Encontro Regional de Folia de Reis de Sacramento com a presença de mais de cinqüenta Folias.

Apresentação de Folia de Reis no Presépio - Praça da Matriz - dezembro 2011
Apresentação de Folia de Reis no Presépio - Praça da Matriz - dezembro 2011
Fotografias: Virgínia Dolabela (FCT)


Referências: